Em comemoração ao Centenário da Rua São João, localizada no Bairro Santo Antônio, o Centro Cultural São João de Deus realiza, em parceria com a Agência Master, a abertura oficial dos festejos juninos no dia 31 de maio, a partir das 19h. O evento faz parte do projeto ‘Amor, cultura e tradição - 100 anos de Rua São João’ criado pela comissão especial que visa resgatar a cultura da localidade.
A festa inicia com apresentação de quadrilha, forró pé-de-serra e a meia noite, ocorre a tradicional troca do mastro, um ritual em que os participantes levantam um tronco de árvore, e este somente pode ser retirado no próximo ano para ser substituído por outro.
De acordo com o assessor de comunicação da comissão especial, Thiago Cardoso, esse projeto surge para reorganizar a festa da Rua São João. “Além de revitalizar a festa no local, queremos que ela ganhe fôlego para os anos seguintes. Dessa forma, assumimos um compromisso com a cultura popular e estamos também fazendo uma campanha voltada para a valorização da comunidade porque sem ela, a rua não existiria”, ressalta.
O evento conta ainda com uma programação diversificada durante o mês junino. “Teremos um concurso de música para eleger o tema do centenário, além da volta do concurso de quadrilha com inicio no dia 1° e término no dia 11. Já no dia 13, teremos a procissão de Santo Antonio. Retornaremos dia 24 com o casamento caipira e o cortejo pelos bairros da cidade, com cavalos, carroças, cavaleiros e a noiva”, explica o integrante da comissão, Neuton dos santos.
|
Comissão
A comissão especial foi instaurada pelo Ministério Público no dia 15 de abril e vai até o dia 31 de junho de 2010. Criada com o intuito de reorganizar a festa do Centenário e as eleições que acontecem dia 29 de agosto desse ano, a comissão conta com cinco integrantes: Presidente: Aldemário Calazans Costa; 1º Tesoureiro: Arnaldo Magalhães; 2º Tesoureiro: Rosângela Goís dos Santos; Membros da Comissão: Jomara Rubia Oliveira Santana e José Neuton dos Santos.
As parcerias firmadas com as empresas são de suma importância para o desenvolvimento e o fortalecimento da cultura local. Fazendo com que essas tradições nunca deixem de existir e todos saiam ganhando.
ResponderExcluirBruno Silva.