sexta-feira, 21 de maio de 2010

Centenário sem comemoração


Apresentações de trios pé-de-serra, quadrilhas juninas, missa campal e casamento caipira, eram itens obrigatórios nos festejos juninos da rua São João, localizada no bairro Santo Antonio, Aracaju. Conhecida nacionalmente pela tradição junina, o local está em decadência. Esse ano, a rua completou cem anos de existência, no dia de 10/5, mas, sem comemorações.

O presidente da quadrilha Assum Preto, Cleudo Albuquerque lamenta o fato de esses grupos estarem cada vez mais se acabando. “A maiorias das pessoas não está ligando para a decadência dessa festa”, reclamou. De acordo com ele, a situação das quadrilhas está próxima com que aconteceu com os carnavais de rua de Sergipe. “Agora é que um grupo de pessoas que está tentando resgatar essa festa, mas é mais fácil incentivar do que renascer a tradição”, concluiu.

Já a dona de casa, Maria Amozita, lembra com carinho da época em que curtia as comemorações na rua. “No dia dos noivos as pessoas apareciam de cavalo enfeitado na rua, e eu ficava no meio dos animais para ver de perto toda a movimentação da cerimônia de casamento matuto, hoje é que não tem mais nada né?”, relatou.

O ex-presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Antonio Soares, o “Seu Antônio”, lembrou que desde o ano de 2007 a festa não acontece. “Espero que o Ministério Público resolva essa questão da rua e coloque pessoas que realmente estejam interessadas em promover a festa novamente”, disse.
Apresentação da quadrilha junina Assum Preto:http://www.youtube.com/watch?v=Ws6rpbABBDI
Por Viviane Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário