A dança do ventre surgiu entre os séculos 7.000 e 5.000 A.C. Praticada pelas civilizações: Suméria, Acádia, Babilônica e Egípcia, era realizada somente dentro de templos religiosos, e considerada um elo de ligação entre a Deusa e mortais. O ensino da dança do ventre vinha seguido de uma educação religiosa que era parte da formação da sacerdotisa que devotaria sua vida a deusa mãe.
A popularização da dança do ventre e o esquecimento de sua ligação com elemento sagrado e ritualístico ocorreu juntamente com as primeiras tentativas dos Faraós, reis e chefes de estado de igualar poderes com os deuses trazendo assim à dança do ventre para dentro dos palácios. Depois disso a dança foi levada às ruas, sendo inicialmente agregada a rituais de celebração popular.
Apesar de ser uma dança de tradição e de origem árabe, pode-se encontrar espaços que aqui em Sergipe voltados para esse estilo. A Cia de Danças Maíra Magno, por exemplo, dedica suas apresentações as danças folclóricas desse povo. São utilizados pandeiros, snujes, jarro e bastão, mais ligados as danças folclóricas, mas existem outros como véus, espadas ou candelabros.
Apesar da popularização da dança, a psicóloga, Elis Leide Rocha que está na Cia de Danças Árabes Maíra Magno há dois anos, acredita que há pouco incentivo às apresentações desse tipo de dança em Sergipe. “Ainda não é valorizada como produção cultural. A maioria dos grupos que conheço se sustenta apenas pelo amor a dança, chegam a pagar para dançar, pois não tem nenhum apoio”, opinou.
Conheça Dabka: dança folclórica de origem beduína, interpretado pela coreógrafa Maíra Magno em http://www.youtube.com/watch?v=9tiFrzISe1w
Por Viviane Cavalcante
Imagem: site academia harmonia em http://migre.me/JDPF
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Dança do ventre e um pouco de história
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei do Texto foi bastante inrterativo.
ResponderExcluir