quinta-feira, 3 de junho de 2010

Projeto Cultura da Senzala visa valorizar cultura afro




O Projeto Cultura da Senzala foi criado há dois anos e envolve crianças e adolescentes da comunidade do Apicum, na cidade de São Cristóvão. Coordenado pelos professores Irani Carvalho e Raimundo Teixeira, o grupo reúne-se semanalmente para desenvolver diversas atividades culturais.
Irani Carvalho fala sobre a finalidade do Projeto. “Tem o objetivo de resgatar as heranças afras culturais nessa comunidade, que na sua maioria é negra mais não se conhece como tal por não conhecer suas origens”, explica.
Os professores dão aulas de teatro, percussão, dança afro, hip hop e cidadania. O projeto é aberto a toda a comunidade, a partir dos dez anos de idade e sem idade limite para sair do grupo. Além de ser gratuito.
O grupo já se apresentou em várias cidades de Sergipe e com passagem na capital baiana e em São Francisco do Conde, na Bahia. A integrante do Projeto há mais de um ano Ariagene Carmelo, por exemplo, dança, toca percussão e faz aulas de teatro conta quais são os dias dos ensaios com a turma. “A gente ensaia dia de terça, quinta e sábado no Colégio Pe. Gaspar Lourenço”, disse.
Blog Cultura da Senzala: http://culturadasenzala.blogspot.com/

Por Viviane Cavalcante.
Foto: Danielle Menezes

Um comentário:

  1. É importante projetos como esse que mostram aos jovens cidadãos da 4ª cidade mais antiga do país onde estão arraigadas suas origens.

    Miza Tâmara

    ResponderExcluir